Digite o que você procura

Como corto adesivos na Silhouette

Como corto adesivos na Silhouette

Como corto adesivos na Silhouette

Olaaaaaaa! Como tenho postado mais adesivos por aqui, vim mostrar como corto eles usando a silhouette. Essa máquina de corte é muito prática e com ela podemos deixar as cartelinhas prontas com adesivos destacaveis. Algumas de vocês já sabem de cor como faz isso, mas tem gente que não, então vim dar minhas dicas.

Primeiro, vamos baixar os adesivos que postei ontem aqui, ou outro arquivo de adesivos que disponibilizei aqui no blog 😉 Depois de baixar abra o arquivo no seu programa Studio (você pode baixar o programa gratuitamente aqui, mesmo que não tenha a silhouette).

A minha versão do Studio é a Designer, mas tudo que vou mostrar aqui tem na versão free do programa.

Configure sua página para A4 e coloque as marcas de registro (normalmente já estão nos arquivos que posto aqui). Dá certinho para colocar 4 cartelas lado a lado, bem juntinhas. Note que eu viro de cabeça para baixo as cartelas de cima para a impressão não ficar bem em cima das marcas de registro, e assim não ter problema na leitura dessas marcas.

captura-de-tela-2016-10-30-19-13-54

captura-de-tela-2016-10-30-19-27-56

Caso você for usar uma folha de outro tamanho que não seja A4, você tem que configurar isso no programa e na hora de imprimir também.

captura-de-tela-2016-10-30-19-25-29

Na hora da impressão eu confiro se a folha está como A4 e mudo a qualidade da impressão para alto. (essa página muda conforme o modelo/marca da sua impressora e nem todas essas opções podem estar aparecendo para você) Agora estou usando uma impressora Epson L365.

captura-de-tela-2016-10-30-19-14-36

Para ajustar as configurações de corte, note que as bordas dos desenhos estão em vermelho e a borda da cartela está em roxo. Selecione, na guia configurações de corte, a opção avançado. Vai aparecer as cores das linhas de corte. Clique na ordem do corte por cor de linha. Eu gosto de cortar primeiro os desenhos e por último fazer o recorte da cartela.

captura-de-tela-2016-10-30-19-15-00

Linhas vermelhas: Para fazer o meio corte (cortar só a parte do adesivo e não a folha toda) eu uso a mesma lâmina 3 que vou usar para cortar a cartela depois. Para isso seleciono a velocidade conforme o desenho, no caso estou usando velocidade 4, mas pode mudar conforme o desenho que você for cortar. Na espessura uso 4, mas isso vai depender da sua folha de adesivo e você terá que ir testando até cortar somente a parte de cima da folha, de forma que consiga destacar o adesivo sem cortar a parte de baixo da folha. Eu uso esse adesivo aqui mas você pode usar a marca de adesivo que preferir, testar a espessura correta para o meio corte e ser feliz.

Importante: A espessura vai mudar de acordo com o seu adesivo, você terá que testar até chegar na espessura que vai funcionar para você.

captura-de-tela-2016-10-30-19-15-18

Linhas roxas: Para cortar a folha toda e formar as cartelinhas de adesivos você tem que usar a mesma lâmina do corte anterior, por isso estamos utilizando uma lâmina 3. A velocidade aqui pode ser mais alta pois são linhas simples sem muitos detalhes. Uso velocidade 5 aqui. A espessura tem que ser suficiente para cortar toda a espessura da folha e formar as cartelas. Uso aqui espessura 28, mas da mesma forma você terá que testar até chegar na medida correta para a folha que você está usando. Isso pode mudar para mais ou para menos.

Importante: Novamente a espessura vai mudar de acordo com o seu adesivo, você terá que testar até chegar na espessura que vai funcionar para você.

deiadietrich-adesivos-cactos1

No fim do corte você vai ter 4 cartelinhas assim, com o desenho dos cactos em meio corte prontos para destacar e sair colando por tudo 😀

Espero que vocês tenham gostado. Acredito ter explicado todos os detalhes, mas se você ainda tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários. Se tiver alguma dica adicional também pode escrever aqui pra compartilhar com todo mundo. Dicas são sempre bem vindas 😀 😀 😀 Até a próxima.

deiadietrich.com - beijokas da deiaMe encontre na rede e vem falar comigo sobre esse e outros assuntos
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB | PINTEREST | GOOGLE + | FLICKR | Snap: deiadietrich

Chata, um tanto anti social, esposa e mãe de cats and dogs. Prefere muito mais ficar em casa fazendo comida do que ir pra night. Adora acordar super cedo pra curtir mais o dia. Compartilha suas aventuras no mundo dos planners e scrap aqui no DeiaDietrich.com Instagram | Facebook | Youtube | Goodreads | Twitter | Pinterest | Spotify |

Comentários (24)

  1. Avatar

    Deia, pode me ajudar com a configuração de corte para cortar papel glossy 230gr? Não consigo de jeito nenhum, já fiz vários testes.

    Daniela
    set 11, 2018 Responder
    • Avatar

      E o que aprendeste nos testes? Se estás tentando o meio corte, faça várias bolinhas na folha, mande cortar uma a uma na folha, cada uma com uma configuração diferente, até chegar no resultado que você quer. Não adianta nada eu te dar um número pronto, não funciona. Tudo depende da sua máquina, do estado da sua lâmina, do tipo do papel. Mesmo sendo o mesmo tipo de papel, só de mudar a marca a configuração não será a mesma. Desculpe não te ajudar com a solução pronta, mas é em cima dos seus testes que você vai ir aprendendo sobre sua máquina, cada bolinha cortada tu vais saber se precisa mais ou menos profundidade de corte. Corte uma bolinha, verifique, precisa ser mais profundo? Mande outra bolinha com corte mais fundo, agora ficou muito? Faça um meio termo da primeira e a segunda, e assim por diante até achar a configuração certa. Quando achar a configuração, crie um corte só seu ali na lista. Mesmo depois de criado o corte, dependendo do estado da sua lâmina e se trocar a marca do papel isso pode mudar, até um dia chuvoso e úmido muda o corte.

      set 12, 2018 Responder
  2. Avatar

    Esse é o melhor post da internet sim ou claro? *-*

    ago 16, 2018 Responder
  3. Avatar

    Gente, ótimo post! Mas, eu devo ser muito tonta + o fato de que o software atualizou e tá tudo diferente rs
    Fiz tudo do jeitinho que você falou, mas infelizmente a máquina não consegue ler a marca de registro.
    Aff, to começando a me arrepender de ter comprado.
    Será que consigo um prof. particular?

    Obrigada

    Adhara
    abr 16, 2018 Responder
    • Avatar

      Consegue sim, só não sei algum pra te indicar. O não ler a marca de registro é algum detalhe, não desiste, vc pega o jeito com o tempo.

      maio 7, 2018 Responder
    • Avatar

      Adhara consegui acabar com esse problema deixando as marcações mais grossas, dava muito esse erro, fui lendo dicas e essa deu muito resultado, não tive mais problema.

      Daniela
      set 11, 2018 Responder
  4. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  5. Avatar

    Fui pesquisar e vi que existem várias silhouette, a sua é qual ? Tem umas mais baratas e umas bem caras. Qual é a melhor ?

    Anna Lucia
    fev 14, 2017 Responder
    • Avatar

      Oieee sim existem vários tipos. A minha é a menor, “Silhouette portrait” é o modelo da minha. Ela corta até tamanho A4. Como uso mais para uso pessoal ela me serve muito bem. A “Silhoette Cameo” corta até 30x30cm e é mais usada pelo pessoal que faz festinhas, faz (praticamente) a mesma coisa que o modelo da minha, mas corta uma área maior. A melhor eu não sei te dizer pois só trabalhei com a minha mesmo, mas para adesivos, divisórias e recortes ela me serve muito bem 😉

      fev 15, 2017 Responder
  6. Avatar

    Se você não tem o aparelho, para que serve o programa? Muito curiosa… rsrs =P

    Sonia
    fev 9, 2017 Responder
    • Avatar

      Você pode usar o programa como um programa de edição, ele faz vetores como o corel, e é um programa free.

      fev 15, 2017 Responder
      • Avatar

        Obrigada pela resposta, Déia! =)

        Sonia
        fev 16, 2017 Responder
  7. Avatar

    Deia, só não entendi uma coisa. Você tem uma impressora que faz o corte do adesivo?

    • Avatar

      A silhouette é uma máquina de corte. Ela que corta o adesivo.

      fev 4, 2017 Responder
  8. Avatar

    Oie! Nossa, estou maravilhada com seu trabalho e com o carinho em disponibilizar e ajudar o próximo. Muito raro nos dias atuais.
    Me tira uma dúvida por favor? Esse programa é gratuito? Eu gosto muito de coisas artesanais e gostaria de fazer um planner para atender as necessidades da minha filha. Esse programa é só para adesivos ou pode ser feito planner? Sabe onde posso baixar a versão gratuita de forma segura? E essa impressora? Onde posso adquirir? Mais uma vez, muito obrigada! Boa sorte e sucesso!

    Suellen Guimarães Soares
    dez 13, 2016 Responder
    • Avatar

      O Studio é gratuito, essa máquina silhouette é uma máquina de corte, ela não imprime, só corta. No site oficial dá pra baixar o programa diretamente. Estou ensinando a fazer planner (inserts/miolo do planner) no youtube 😀

      maio 6, 2017 Responder
  9. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  10. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  11. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  12. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  13. Avatar

    Vlw Deia não conhecia os programas. Vai ajudar muito!!!

    Giuliana F.
    nov 10, 2016 Responder
  14. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

  15. […] Saiba como eu corto adesivos na silhouette aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *