19fev 2014

Livro: Extraordinário

Postado por às em Literatura

DEIADIETRICH.COM-livro-extraordinario1

Mais um livro pra chamar de meu e pra entrar na lista dos lidos em 2014. Esse ano estou lendo beeeem mais do que nos outros anos e estou adorando! Você devia tentar também. Vá à bibliotecas, pegue livros emprestados, baixe ebooks, e se gostar, compre livros pra chamar de seus 😉

Hoje vim falar do livro Extraordinário, e a história tem tudo a ver com seu título.

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

A gente sabe que aparência importa e muito para a sociedade. O que o dizem os cabeleireiros, a indústria cosmética e de vestuário. Não estou dizendo aqui que eu que acho isso, importa mesmo e a gente sabe disso mesmo querendo que não importasse. Mas então você nasce com a “cara torta” e tem que encarar o mundo assim. Por dentro, uma pessoa normal como todas as outras, com sentimentos e sonhos como todos nós.
Orelhas de abano, nariz torto, dentes tordos ou amarelados, pouco ou muito lábio, baixinho, altão, muito magro ou o gordinho da turma, olhos caídos, monocelha, careca, cabeludão. Muitas são as diferenças e peculiaridades com que nascemos e temos que conviver com elas. Rótulos e apelidos são impostos, piadinhas e chacotas, e temos que conviver com isso e superar!

DEIADIETRICH.COM-livro-extraordinario3

Mesmo depois de diversas cirurgias reparativas, Auggie ainda tem um rosto que não agrada todo mundo que o conhece, e ele tenta do melhor jeito possível mostrar ao mundo como ele é um garoto normal como todos os alunos da escola onde foi estudar. Toda criança quando muda de escola fica desconfortável, tem que fazer novas amizades, conhecer novos professores, novas regras escolares, e se enturmar. Imagina alguém que nunca foi à uma escola (Auggie até então estudava em casa)!

De um jeito muito muito especial August encara a vida escolar e o relacionamento com os colegas. Passa por poucas e boas e vai conquistando aos pouquinhos as pessoas a sua volta e mostrando como ele é uma pessoa normal, apenas com um rosto diferente.

DEIADIETRICH.COM-livro-extraordinario2

O livro não trata muito da deficiência do garoto em si, e sim do modo como ele encara a vida. A história tem o lado do garoto e de alguns de seus amigos. É interessante ver como as pessoas a sua volta pensavam em relação a ele.

DEIADIETRICH.COM-livro-extraordinario4

Simplesmente adorei o livro! Já é um dos meus favoritos.

Espero que vocês também venham a conhecer a história de August.

E vocês? Quais livros andam lendo? Me contem e vamos trocar ideias.

Beijokas e até a próxima

.

Me encontre na rede e vem falar comigo sobre esse e outros assuntos
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB | PINTEREST | GOOGLE + | FLICKR

1 comentário deixe um →

Deixe um comentário

CommentLuv badge