25jan 2014

Livro – De Volta Aos Quinze

Postado por às em Literatura
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze1
Segunda leitura do ano de 2014.
Conforme minha meta secreta de Ano Novo estou lendo mais. Nas contas desse mês de Janeiro já li dois livros e pretendo ler mais, no decorrer das minhas leituras vou atualizando vocês por aqui.
Mas chega de enrolação e vamos falar do livro 😉
De Volta aos Quinze é o segundo livro da escritora e blogueira Bruna Vieira e foi publicado pela Editora Gutenberg. Seu primeiro romance. A princípio o livro faz parte de uma série intitulada Meu primeiro blog. Vamos esperar por mais livros depois desse o/
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze2
Sinopse: O que você faria se pudesse voltar no tempo?
Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor?
Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
O livro se divide em fatos acontecidos quando ela tem 30 anos e em fatos acontecidos quando ela volta no tempo que que tinha 15 anos, nos quais ela faz essa transição lendo posts de seu primeiro blog. O legal é que quando ela volta no tempo, Anita lembra de tudo o que aconteceu até seus 30 anos, corpo de 15 mas lembranças de uma mulher feita, com 30 anos, mas nem tão contente no que a sua vida veio a se tornar.
Ao voltar no tempo através de seu blog, a menina tenta mudar acontecimentos do seu passado para que o mesmo se reflita positivamente em seu futuro, mas quando ela volta a sua vida adulta, nem tudo que ela imaginou mudando os fatos do passado se repercutiu como ela imaginava.
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze3
Impossível ler o livro e não imaginar nossas vidas aos 15 anos. Imaginar também como seria se tivéssemos todo o conhecimento que temos hoje aos 15, se não tomaríamos decisões diferentes. E ao tomarmos decisões diferentes, se nosso futuro seria completamente outro.
Engraçado como em muitas situações que vivemos hoje temos seguidamente o pensamentos do tipo: “eu não devia ter feito isso” ou “devia ter feito isso ao invés de fazer aquilo”. Mas daí a coisa já está feita, e não dá pra voltar atrás. No caso de Anita, ela tem essa oportunidade, mas no decorrer da história do livro percebe que nem sempre ao mudar os acontecimentos do passado, adiantar algumas coisas e pular outras, as consequências são exatamente como ela imaginava.
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze6
Claro que me fez pensar no passado. E sim! Eu faria algumas coisas diferentes. Não vou me chamar de velha aqui, mas uma das coisas que eu queria ter tido a oportunidade de fazer mais cedo é ter um computador e internet, e claro! ter todo o conhecimento que tenho hoje desse mundo on-line. Não me arrependo de muitas coisas, mas algumas eu queria ter feito diferente. Ter fugido de algumas furadas que entrei, e em outros momentos, ter arriscado mais. Mas… a vida não volta como no livro, e só o que temos que fazer agora é seguir em frente da melhor maneira possível. E isso estou fazendo 🙂
É uma leitura bem gostosa e leve. Recomendo.
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze5
DEIADIETRICH.COM-livro-de-volta-aos-quinze4
E você, já teve essa percepção de que se voltasse no passado faria tudo diferente? Você mudaria quais coisas se tivesse essa oportunidade? Já leu esse livro?
Conta aí nos comentários o que você mudaria, vou adorar trocar ideias sobre esse assunto 😉
Beijokas e até mais
.
Me encontre na rede e vem falar comigo sobre esse e outros assuntos
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB | PINTEREST | GOOGLE + | FLICKR

2 comentários deixe um →

Deixe um comentário

CommentLuv badge