23fev 2012

Delineador – História e dicas

Postado por às em Mulherzinha

O delineador é um dos artifícios mais eficazes para realçar o olhar, e é também um dos mais antigos (Cleópatra que o diga). Musas de ontem e hoje usam.

Aqui vai uma breve história do delineador:

(se ficar com preguiça de ler, pula direto para parte de baixo!)

Pesquisas provam que no Egito de aproximadamente 10000 A.C., homens e mulheres utilizavam algo como o delineador para, provavelmente, proteger os olhos do escaldante sol do deserto, assim como por estética, acentuando o olhar. Os primeiros traços foram feitos com um tipo de tinta conhecida como Kohl, à base de antimônio (substância tóxica) e carvão e marcaram muito o olhar de Cleópatra, uma das grandes difusoras do uso do delineador.

Com a descoberta do delineador em meados da década de 1920, devido à abertura da tumba do faraó Tutankhamon, o mundo moderno começou a produzir e utilizar delineador cada vez mais. Looks pin-up eram extremamente marcados com a diferença entre branco e preto da época, abusando-se do delineador.
No Brasil o delineador esteve muito em alta a partir da década de 50, com as musas da bossa nova, jovem guarda e tropicália apostando nele de vez e fazendo o maior sucesso! Até hoje, o delineador inspira muitas mulheres e pode ser encontrado em forma líquida, em gel, até em canetas delineadoras e muitas outras.
O delineador preto também foi e ainda é usado por diferentes culturas e países. Os punks e góticos fazem uso do exagero do preto em suas produções e na Índia, por exemplo, muito mais do que um acessório vaidoso, a maquiagem é um traço cultural, que carrega muitas informações sobre a pessoa. Dependendo de como ela pinta o rosto, é possível descobrir a qual casta social pertence, se é solteira ou casada., etc. Lá, até as crianças pintam os olhos. A pintura simboliza a proteção das mulheres contra o calor e a inveja, além de ser um importante aliado da sedução e expressão de força emocional.
Continue daqui se estava com preguiça de ler a história e vá direto para as dicas!
.
.
Só que o delineador tem um pequeno problema: é muito difícil de aplicar.
Ao se aventurar, a maioria das estreantes tentam fazer o traço de uma vez só, e ainda por cima com delineador líquido (aquele básico de pincel durinho, sabe?). Essa não é a melhor solução.
.
Siga as dicas. E o mais importante: treine muito, todos os dias. É a melhor maneira de aprender. E não se desespere, se errar é só passar um demaquilante e começar de novo.
.
  • São muitas as opções: delineador líquido, pincel usado com sombra úmida, lápis… Teste todas para saber com qual se dá melhor.
    1- Delineador em caneta – NYX | 2- Delineador líquido Vult | 3- Delineador caneta Eyeko | 4- Delineador em gel – MAC | 5- Sombra em pó – Duda Molinos | 6- Lápis preto – Natura            Imagem Hey Cute
  • Para deixar o traço firme, apóie o pincel da raiz dos cílios e faça o traço seguindo a risca natural do olho.
  • NÃO faça o traço de uma vez. Nem os maquiadores fazem! Vá por partes: primeiro no centro do olho, depois no canto interno e por último a ponta.
  • O beauty artist Théo Carias explica que para saber até onde vai o traço você deve ter como referência “uma linha imaginária que sai da raiz do cílio inferior em diagonal e para cima”.
  • Cada olho tem um traçado que combina mais. Para saber o seu você pode recorrer a um profissional ou ir tentando em casa até descobrir.Imagem publicada no facebook
  • Muitas vezes o traço não fica reto, e o resultado fica harmônico mesmo assim. Você deve sempre se olhar no espelho de frente com os olhos abertos para verificar.
  • Use uma sombra clarinha em toda pálpebra antes de passar o delineador. A oleosidade natural da pele pode atrapalhar.
  • Dica do Théo para quem tem lápis colorido em casa e não sabe como usar: “Faça um traço com o lápis, e passe o delineador por cima. O efeito fica ótimo, com uma base clara e o traço preto”.
foto by google
Existem vários traçados, vários estilos e vários tipos de delineadores. De todos esses modos de delinear, só resta escolher o que você mais se sinta a vontade para fazer o seu.
.
Treine, treine muito que só assim chegará ao delineado perfeito.
Depois vem aqui e me conta como é a sua história com o delineador.
.
.
A história do delineador é encontrado em alguns blogs e não encontrei a origem original do texto. As dicas do delineador são encontradas no site Chic de Glória Kalil.

 

E pra terminar… mais uns traçados lindos de se fazer para realçar o olhar.

Beijokas

Deixe um comentário

CommentLuv badge